Blog

Entrevista com a Personal Cook Thamine Binda

03/04/2018
  •  O que é Clean Food ?
Alimentação clean parte do princípio de que os alimentos integrais são itens primários em sua dieta. São alimentos encontrados na natureza e feitos de um único ingrediente. Frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, oleaginosas e sementes são alguns exemplos. Esses alimentos são a raiz de uma alimentação clean, comida de verdade.
 
  • Por que comer clean ?
Comer vai muito além de contar calorias. Não serve apenas como fonte de energia; comida é informação. O alimento tem o poder de dizer aos nossos genes como devem se expressar.
Ingerir comida tóxica de baixa qualidade, não apenas faz as pessoas ganharem peso, mas também aumenta as taxas de doenças autoimunes, infertilidade, doenças cardíacas, autismo e diabetes.
Comer limpo é uma ferramenta poderosa que auxilia a restaurar e reequilibrar e até mesmo curar. Pequenos passos podem melhorar, e muito, o nosso bem estar ao longo do tempo. Dormir melhor, ter energia e disposição, melhorar o aspecto da pele, o humor, diminuir as alergias, o anseio por doces e as dores crônicas nas articulações, enfim...
Nosso corpo é uma máquina perfeita. É necessário assumirmos a responsabilidade por nossa própria saúde mudando hábitos, colocando em prática uma alimentação natural, orgânica, fresca, equilibrada e adequada à nossa capacidade digestiva.
 
  • Qual o papel do personal cook ?
Cozinhar nosso próprio alimento significa tomar as rédeas do que comemos e de como a comida é preparada. Ao comprar alimentos orgânicos e integrais, nos é dada a oportunidade de limitar a exposição a aditivos químicos e conservantes. Com o tempo, o simples ato de cozinhar pode se tornar uma de suas estratégias de saúde mais importante para reduzir problemas de saúde e continuar sadio no futuro.
E para quem não tem tempo nem gosta de cozinhar, uma boa opção é buscar o trabalho de um personal cook, onde o profissional vai até sua residência e prepara suas refeições da semana, por exemplo. Ou ainda pode ser feito um trabalho de consultoria domiciliar, uma aula de culinária em sua casa, para você, sua família, ou para sua funcionária. O objetivo é auxiliar na praticidade, para que as pessoas incluam refeições saudáveis e saborosas em sua rotina, renovando o cardápio semanal e se alimentando de maneira mais equilibrada.
 
  • O que esperar do futuro da alimentação?
Nós aprendemos e nos interessamos sobre o que comemos com aqueles que estão próximos, e essa comunidade de pessoas preocupadas e interessadas em melhorar sua saúde vem crescendo a cada dia. A conscientização é a propulsora para que façamos melhores escolhas, e ser saudável se torna uma possibilidade. Adotar um novo ritmo de alimentação é um processo gradual que requer força de vontade e perseverança. Mas quando percebemos que esse estilo de vida nos mantém ativos, felizes e equilibrados, física e mentalmente, isso nos instiga a seguir. O prazer de comer bem é motivacional. A constância é o melhor caminho, e esse sistema não visa cuidar apenas do nosso corpo, mas também do nosso espírito e da nossa mente. Sejamos gentis com nossos próprio eu! Conhecer-se e se respeitar é fundamental. Cada um de nós deve observar aquilo de que precisa, perceber sua essência. Assim, cuidando, observando e prevenindo é que alcançaremos uma saúde mais equilibrada e estável. Desfrute desse poder para ter uma vida longa e plena! Permita-se!


Thamine Binda
Bacharel em Direito. Pós graduada em Penal e Processo Penal. Deixou de lado o Direito para seguir a profissão que tem todo o seu coração. Cozinhar é terapia, e a melhor forma de amar.